FESTIVAL DE ARTES INTEGRADAS COLETIVA MENTE 2011


  O fotógrafo e jornalista Michael Meneses realizará uma palestra/oficina aos amantes da fotografia no próximo dia 15 de julho durante as atividades do 1º Festival Coletiva Mente que acontece no SESC do Engenho de Dentro na Zona Norte Carioca. Em foco sua especialidade, a fotografia em shows e eventos musicais. Ele ainda realiza uma exposição com imagens de shows e um stand do seu selo cultural Parayba Records com CDs, vinis e artigos de rock. Porém, o Festival Coletiva Mente ainda conta com oficinas, shows, artes plásticas, stands e shows. Tudo “coletivamente” em prol do rock carioca e todo o evento é gratuito.


Ocupando o sempre cultural SESC do Engenho de Dentro a primeira edição do Festival Coletiva Mente acontece durante o mês de julho. O evento é praticamente inédito na região, pois reúne diversas manifestações culturais num só lugar, dando ao público a chance de conhecer e prestigiar gratuitamente shows com bandas da cena alternativa carioca, oficinas, debates relacionados à música e a cultura, exposição fotográfica e de artes plásticas, literatura, projeção de vídeos, feira cultural com stands de moda, acessórios, vinis, CDs, DVDs, proporcionando uma variedade de opções ao público.

ARTES PLÁSTICAS & FOTOGRAFIA
Expo - “Cores e Sons do Engenho” – Dando inicio ao festival no último dia 5, a exposição “Cores e Sons do Engenho”, dos artistas plásticos Eduardo Denne e Flavio Lazarino, e que segue com grande visitação no Espaço Galeria do SESC/Engenho de Dentro. A exposição é interativa e o visitante pode “produzir” sua própria música através de botões sonoros sampleando músicas dos artistas e sons captados nas ruas do bairro do Engenho de Dentro. A mostra segue em cartaz até o dia 27 de Agosto.

Expo – “Clicks & Palhetadas” – Fotos de Michael Meneses – Ocorrendo durante os dias 14,15,16 de julho. A mostra reúne algumas das imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo carioca Michael Meneses em diversos shows ao longo de 18 anos de carreira fotográfica. Michael Meneses fez e faz fotos para diversas publicações e bandas ao longo dos anos.

LITERATURA
Lançamento do livro “Niterói Rock Underground" – 14 de Julho, às 19:30h - Escrito pelo jornalista, quadrinista, publicitário e gestor cultural Pedro de Luna. O livro trata de transformações comuns a qualquer músico do Brasil entre os anos 90 e de 2010, sobretudo as tecnológicas (do K7 e do LP para o mp3, passando pelo CD, DVD, Video Laser), as relações humanas (das cartas e do fax para o e-mail e as mídias sociais), econômicas e até mesmo políticas. Pois ninguém do rock falava de edital, lei de incentivo ou política pública para a cultura até a virada do ano 2000 e tudo isso narrando à história do rock na sempre fervescente cena de Niteroi/RJ nos últimos 20 anos.

OFICINAS & DEBATES – Dias 15 e 16 de julho
Fotografia - “Fotos de Shows: Muito Mais que Apertar o Dedo” – Dia 15, às 16h - Ministrada pelo fotógrafo, jornalista e agora tomando trilhando as artes plásticas, Michael Meneses vai passar algumas dicas e técnicas utilizadas em coberturas de eventos musicais.

Mundo Virtual – Dia 15 às 18h - “Redes Sociais Aplicadas à Música – impacto na divulgação e na carreira de grupos musicais” - Tendo como convidados o músico Christian Garcia (banda Bleffe), o publicitário Bruno Francesco (WalkTok Mídias Sociais) e a produtora Karla Oldane (Melody Box). Em pauta as redes sociais como ferramentas para que os artistas desenvolvam um bom relacionamento com a sua audiência e como as redes afetam o trabalho da cena independente. A mediação fica por conta de Renata Brant do Programa Na Veia.

Oficina de Web Rádio - Dia 16, às 16h - Ministrada por Menga Nunes, coordenador técnico da “Rádio em Revista Web” e responsável técnico da “Rádio PUC”. Nunes pretende dar o passo a passo aos que desejam montar a sua rádio, entender o funcionamento, programação e saber como colocar e manter o conteúdo 24 horas no ar.

Produção Cultural Independente no Rio de Janeiro - Dia 16, - às 18h - Debate com Adilson Pereira (Circo Voador), Pedro de Luna (Arariboia Rock) e Mauro Lima (Lona Cultural Gilberto Gil) que vão discutir os desafios, os modelos e as possibilidades de produção na cena carioca atual. A parceria entre produtores e artistas também será discutida como elemento de sucesso dos eventos. A mesa terá a mediação de Francine Almeida da Carambola Produções.

ATENÇÃO: Todas as oficinas e debates são gratuitos e serão oferecidos certificados de participação aos inscritos. As inscrições têm vagas limitadas e podem ser feitas no site: www.coletivamente.com/festival/programacao/

MUSICA
Os shows acontecem nos dias 15 e 16 de julho. A entrada é franca, contudo o evento estará arrecadando 1kg de alimento não perecível. O público poderá conferir shows das bandas: Tono, Rockz, Destemido Walace, Lado 2, Wagner José e Seu Bando e com o guitarrista e compositor Wander Telles. Nos intervalos a DJ Dree Elle comanda na pickups com sets de Dirty ElectroHouse cheios de groove.

STANDS
Vários stands serão montados no Festival Coletiva Mente, o Selo Cultural Parayba Records uma criação do fotógrafo Michael Meneses vai estar no evento com CDs, LPs, livros e revista, tudo a preço de rapadura. Além da Parayba Records outros stands estarão no evento entre os quais Black Cat, Mundo Molotov, Coletiva Mente e outros.

Serviço:
De 5 de Julho à 27 de Agosto - Expo - “Cores e Sons do Engenho”

Dia 14, Quinta-feira
Expo Fotográfica – Por Michael Meneses
19h30h - Lançamento do livro “Niterói Rock Underground” De, Pedro de Luna.

Dia 15, sexta-feira:
16h – Oficina de Fotografia – Com Michael Meneses
18h – Debate: Redes Sociais Aplicadas à Música - Impacto na divulgação e na carreira de grupos musicais
20h – Shows com: Wander Telles, Destemido Walace e Tono + DJ Dree Elle

Dia 16, sábado:
16h – Oficina: Web Rádio
18h – Debate: Produção Cultural Independente no Rio de Janeiro
20H – Shows com: Wagner José e Seu Bando, Lado 2 e Rockz + DJ Dree Elle

Classificação Etária: 12 anos
Preço: Todas as atividades serão gratuitas

LOCAL: SESC - ENGENHO DE DENTRO/RJ - Av. Amaro Cavalcanti, 1661, Engenho de Dentro – Tel: (21) 3822-4830 – Próximo à estação de Trem do Engenho de Dentro e ao Estádio João Havelange (Engenhão).

Informações e programação completa:
Realização: SESC
Produção: @ColetivaMente

FONTE: PARAYBA RECORDS!

1 comentários:

  1. Que legal! Gostei do blog!

Postar um comentário